Fim de semana em Ilhabela/SP

Morrendo de vontade (e necessidade) de relaxar, decidimos ir pra Ilhabela “na hora”. Dessa vez, fomos sem roteiro pronto. Nos valemos do mapa que recebemos na pousada e de algumas pesquisas rápidas na internet – e também fomos parando nos lugares que nos chamavam atenção. Ficamos dois dias e deu pra aproveitar bastante!

Bem-vindo a Ilhabela

GEOGRAFIA, ACESSO e UM POUCO DE BIOLOGIA :-)

O município-arquipélago de Ilhabela fica no litoral norte de SP, a cerca de 200 km da capital paulista e 450 km da capital fluminense.

O acesso, para veículos e pedestres, é via
balsa, que sai de São Sebastião. É possível fazer reserva antes, com agendamento de horário. Como fomos em um final de semana comum, de baixa temporada e sem emenda de feriado, não pré-agendamos.

Na balsa

São 36 km de praia; mais de 300 quedas d'água, sendo cerca de 30 para banho; e alguns dos acidentes geográficos mais elevados do litoral paulista, como o Pico de São Sebastião, com 1379 metros de altitude; o Morro do Papagaio, com 1307 metros; e o Morro da Serraria, com 1285 metros.

A ilha é conhecida por ter muuuitos borrachudos, então não esqueça o repelente!

Bem-vindo a Ilhabela

ONDE COMEMOS

Restaurantes bacanas não faltam ao longo de toda a ilha. Mas à noite o destaque é para os que ficam na “Vila”, que é centro histórico da cidade.

- Restaurante Gaudí, na praia Perequê. Muito gostosinho, na beira do mar. Bom pro almoço.

- BemDito Bistrô – muito bacana para um jantarzinho. Como somos amantes de bistrôs, ficamos apaixonados pelo lugar. Ambiente, comida e atendimento ótimos!

- Quintal Brasa – para os carnívoros, ótima opção para almoçar ou jantar. Tudo muito saboroso! Na beira do mar, com ótimo atendimento.

Provoleta, no Quital da Brasa

- Mozzarello Pizza – uma pizzaria sem “cara de praia”. Adoramos o ambiente e a pizza!

ONDE TOMAMOS CAFÉ

Como não dispensamos um cafezinho, fizemos questão de conferir estes dois, que ficam quase um ao lado do outro:

- Ponto das Letras – cafeteria e revistaria muito charmosa e aconchegante, pertinho da orla. Eles costumam expor obras de arte no café (tinha nada menos que um Volpi à venda quando fomos!).

Café e petit macaron, no Ponto das Letras

Ponto das Letras

- Café Free Port – mais requintado, ótimo para um expresso e um bolo mais elaborado.

Café Free Port

PRÉDIOS HISTÓRICOS

Não só de praias é feito o turismo de Ilhabela. Fundada em 1805, a cidade também tem prédios históricos pra visitar:

- Câmara Municipal – um prédio muito charmosinho, com uma capela no alto.

Câmara Municipal

Capela, na Câmara Municipal

- Igreja Matriz

Igreja Matriz Nossa Senhora D'Ajuda

- Antiga Cadeia e Fórum – ao lado da Igreja Matriz, abriga exposições e a Sede e Centro de Visitantes do Parque Estadual Ilhabela. Estava fechada quando fomos, mas, pelo que pesquisei, vale a visita! Clique aqui.

Antiga Cadeia e Fórum

- Secretaria Municipal da Cultura – próximo à orla, abriga feirinha de artesanato. Foi lá que compramos o souvenir dessa viagem.

Secretaria da Cultura

PRAIAS E CACHOEIRAS

Como eu escrevi aí em cima, tem muitas praias, cachoeiras e trilhas. Esses são os pontos que visitamos:

- Praia Perequê

Praia Perequê

- Praia do Jabaquara – vimos só do alto. Pra chegar lá, é preciso dirigir por estrada de terra e fazer uma caminhadinha de uns cinco minutos. Há passeios para chegar lá via mar.

Praia do Jabaquara
- Píer de Cabaraú

Píer de Cabaraú

- Mirante da Praia dos Barreiros

- Pedras do Sino

- Trilha da Pancada D’Água: a trilha é muito tranquila (fomos com o bebê) e dá acesso a três cachoeiras, todas para banho

Trilha da Pancada D'Água

SEM PRESSA

Caminhar pelas ruazinhas da “Vila” também é uma delícia – de dia ou à noite.

HOSPEDAGEM E LOCOMOÇÃO

æ Nos hospedamos na pousada Caravela. Simples, aconchegante e suficiente para nós dois e o bebê.

ŽA locomoção é melhor de carro.