Livro: "A Mágica da Arrumação", de Marie Kondo


Inaugurando sessão "Variedades" no blog, resolvi escrever sobre o livro que acabei de ler: "A Mágica da Arrumação", da personal organizer japonesa Marie Kondo. Acho que ela dá umas "viajadas" a até umas "exageradas" em alguns pontos, mas traz várias dicas bacanas e vale a pena ler o livro todo para conhecer o método KonMari de organização. Como todo método, o correto pra dar certo 100% é segui-lo à risca, mas, particularmente, vou adotar só algumas coisinhas rs

Resolvi compartilhar algumas das dicas, que estou colocando em prática e que tem me trazido um alívio enorme!

Como fazemos coleta seletiva aqui em casa, percebemos estarrecidos a quantidade enorme de lixo orgânico e reciclável que produzimos a cada semana – e somos apenas DUAS pessoas, que passam mais de 10 horas por dia FORA de casa! Então tenho evitado sacolinhas plásticas e excessos de embalagens, e tenho buscado passar pra frente os itens descartados em bom estado, em vez de simplesmente jogar tudo no lixo.

Algumas dicas bacanas do livro:

- Classificar os itens não pelo tempo que você fica sem usá-los etc., mas pela FELICIDADE que cada item te traz, avaliado um a um.

- Não escolhemos o que vai, mas o que FICA. E que sobra... vai!

- Fazer tudo de uma vez, e não um tipo de item ou um cômodo da casa por dia.

- Na hora de selecionar, separar os itens por categoria, não por localização. Roupas, por exemplo, costumam estar armazenadas em vários cantos da casa, desde o quarto até a lavanderia. Espalhar todas no chão e começar a escolher, uma a uma.

- Não deixar sua família ver, pois sempre haverá apelos sentimentais pra manter esta ou aquela peça...

- Se você não precisa de algo, sua família também não precisa. Nada de jogar o seu descarte no quarto da sua mãe ou da sua irmã mais nova. As coitadinhas vão manter um monte de bugigangas de que nem gostam só porque eram suas... Não é justo. O mesmo acontece com quem leva tudo pra casa dos pais. Lá não é depósito.

- Ordem ideal: roupas, livros, documentos, itens variados e itens de valor sentimental.

- Roupas: todas de uma vez, não importa se estão sendo usadas nesta estação ou não.

- - - Meu procedimento de descarte: tudo que for "usável", colocar bonitinho numa graaaande sacola e mandar imediatamente pra doação. Pode ser pra um brechó perto da sua casa ou, melhor ainda, uma entidade filantrópica ou um bazar beneficente. No inverno, as campanhas do agasalho agradecem!

- Livros: procure manter um acervo muito pequeno. O melhor momento para ler um livro, é em seu primeiro contato com ele. Então, nada de comprar 10 livros de uma vez e guardar pra ler "um dia, quando tiver tempo"... Esse dia nunca vai chegar, e você só vai acumular.

- - - Meu procedimento: ultimamente, tento doar todo livro novo que compro, assim que termino de ler. Comprei, li, e ele cumpriu seu papel. Passo o conhecimento adiante quando passo o livro pra frente. E alguém deixa de comprar um livro novo, e árvores e recursos não renováveis são poupados.

Imagem: divulgação
- Papelada: (tenho imensa dificuldade com estes!) Marie ensina a jogar o máximo possível de papeis no lixo! Nada de guardar mil apostilas de cursos, anotações etc. Deixar um espacinho para papeis com os quais terei que tomar alguma providência logo e outro para os demais, sem nem precisar de pastas organizadoras.

- Itens variados: moedas, botões, parafusos, fios etc. descartar todo o possível (exceto as moedas, claro, que devem ser mantidas todas num mesmo local).

- Itens de valor sentimental: uma carta de um antigo amor (ele nem lembra que escreveu!), fotos de lugares que você nem lembra onde são, cartões de Natal, de aniversário etc. Eles cumpriram seu papel ao serem entregues a você. A menos que ainda hoje eles te tragam felicidade ao vê-los, pode jogar fora. O mesmo serve para presentes ganhos e nunca usados, ou que você usou, usou, mas não usa mais. O importante foi a alegria que deram naquele momento.


Estou fazendo a “limpa” nas minhas coisas e mandando a maioria pra doação. A sensação é ótima! Super recomendo ler o livro, colocar em prática, e passar pra frente! ;-)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Restaurante Capim Santo: brasilidade gastronômica nos Jardins

(FECHADO) “Tem Coragem?”: mais da gastronomia nordestina em Guarulhos

O Velhão: um universo paralelo na Serra da Cantareira