Uma tarde em Atibaia, SP

Este post é em homenagem à minha amiga Gabi. Em 26/01 estivemos em Atibaia, que fica a menos de 70 km de São Paulo, para um reencontro de amigas “4 anos depois”, e ela me disse que nosso passeio tinha que virar post. Então, aqui está:

Depois de muito comermos na casa dela, fomos dar umas voltinhas pela cidade. Alguém lançou a ideia de irmos à Pedra Grande, ponto mais alto e principal ponto turístico da cidade. Mas estava muito calor, e já não teríamos tempo de fazer a caminhada para subir a Pedra. Então resolvemos ir pra Pista de Pouso (clique aqui para ver a localização). Não havia ninguém pousando, mas a vista “de baixo pra cima” é linda!

A Predra Grande, vista da Pista de Pouso

Gabi, Marcelo, Gustavo, Dani e Neide, minha companhia nesta linda tarde ensolarada!

Estive na Pedra há alguns anos. De lá, costuma-se saltar de asa-delta e parapente. Para os menos corajosos, mas cheios de disposição, o ideal é fazer a caminhada de cerca de 3 km. E, para os mais preguiçosos, dá pra chegar de carro bem pertinho do cume. Tem pra todos os gostos!

Pra quem decidir encarar a caminhada, há 3 opções de trilhas que levam ao cume, todas partindo do final do condomínio Arco-Íris, bairro que fica bem próximo à Pista de Pouso: Minha Deusa (2,4 km), Mangueira (2,6 km) e Monges (3 km).

1º de maio é tradicionalmente a data em que a Pedra recebe mais visitantes, então evite esta data caso não queira “disputar” o caminho e deseje alguns momentos de contemplação tranquila e descanso ao chegar ao topo.

Do alto da Pedra é possível ver as cidades vizinhas (Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Jundiaí, Nazaré Paulista, Piracaia), além do Pico do Jaraguá, Serra do Japi, Pico do Lopo e Pico do Selado.

Depois, resolvemos fazer o passeio de Teleférico, que eu simplesmente amo! Ida e volta a R$ 10. A vista, principalmente na descida, é muito bacana! Passeinho muito bom para uma tarde de sol.

Passeio de Teleférico

Passeio de Teleférico

Passeio de Teleférico

Passeio de Teleférico

A Pedra Grande, vista do teleférico (descida)

Passamos pela Av. Prof. Lucas Nogueira Garcez, que é onde você vai encontrar a maior concentração de bares e restaurantes em Atibaia. O Seo Dito nos foi bastante recomendado, mas acabamos optando por outros rumos naquele dia.

Mas vale uma dica de uma outra ida nossa à cidade: o Gularejo, restaurante muito charmoso nessa mesma avenida. Recomendo muito o risoto de filé mignon com queijo gorgonzola. Divino! Pra sobremesa, bananas flambadas com sorvete de creme.



Casquinha de siri do Gularejo

Risoto de filé mignon com queijo gorgonzola

Ravioli de massa verde com mussarela de búfala e molho de tomates frescos

Banana flambada com sorteve de creme
A cidade é também conhecida pelas flores e morangos: a Festa das Flores e Morangos é realizado todo ano, em setembro. 

Retornamos lá em setembro de 2014 e aproveitamos pra conferir a festa, que é muito bem organizada! Os preços são salgadinhos (a começar pelo ingresso: R$ 25 a inteira), típico deste tipo de festival, mas vale a pena! 

Tem uma infinidade de "pratos" feitos com morango (merengue de morango, pastel de morango, espeto de morango com chocolate, torta de morango, suco de morango, morango in natura...).



Lá assistimos uma apresentação muito bacana de Taiko (os tambores folclóricos da cultura nipônica, acompanhados das flautas de bambu). Lindo!




A parte das flores é de encher os olhos! A apresentação é muito bem elaborada e as flores ficam disponíveis para venda.







Na cidade também há várias opções de turismo rural, com roteiros pra voltar várias vezes pra lá, alguns do quais em períodos limitados durante o ano.

Posts relacionados:


 

Bairro da Serrinha: natureza, diversão, arte e gastronomia em Bragança Paulista

 

Pra relaxar no litoral norte de SP: 2 dias em Maranduba – Ubatuba

 

1 dia em São Roque/SP, com Ski Montain Park

 

Climinha de inverno: 1 dia em Santo Antônio do Pinhal

 

Embu das Artes: galeria a céu aberto na Grande SP



Comentários

  1. Amiga, que delícia de post! Parabéns pelo seu blog, está lindo! =)

    ResponderExcluir
  2. Dani, obrigada por fazer parte dele!!! Vamos repetir logo, logo! ;-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!

Postagens mais visitadas deste blog

Restaurante Capim Santo: brasilidade gastronômica nos Jardins

(FECHADO) “Tem Coragem?”: mais da gastronomia nordestina em Guarulhos

O Velhão: um universo paralelo na Serra da Cantareira